"Cristão é meu nome e Católico é meu sobrenome. Um me designa, enquanto o outro me especifica.
Um me distingue, o outro me designa.
É por este sobrenome que nosso povo é distinguido dos que são chamados heréticos".
São Paciano de Barcelona, Carta a Sympronian, ano 375 D.C.

segunda-feira, 30 de julho de 2012

"RELIGIÃO PRA QUÊ" - Por que precisamos de religião? - parte 2

Continuando o raciocínio da postagem anterior, observamos que a religião pode ter várias finalidades, dependendo de QUEM as atribui. Embora a lógica nos imponha a certeza de que deve haver uma única finalidade verdadeiramente correta assim como há uma só verdade, tentamos resumir abaixo a finalidade da religião de acordo com os principais círculos sociais:

  • Para ATEUS de todas as estirpes, religião nada mais é que uma invenção do homem criada - as vezes conscientemente, as vezes não - para estabelecer limítes à sociedade humana e mantê-la sob controle (de alguns).

  • Para FILÓSOFOS, ESTUDIOSOS e CIENTISTAS da RELIGIÃO de forma geral, religião é todo o conjunto de respostas às diversas questões existenciais do ser humano.

  • Para os ADEPTOS das diversas religiões, religião é o sistema de "verdades" que traz consigo as respostas e explicações que este adepto buscava para suas dúvidas. Geralmente se faz adepto destas religiões por serem facilmente adaptáveis a ele, oferecendo aquilo que ele "já queria receber" ou falando aquilo que ele "queria ouvir". Caso essa não lhe sirva da forma que esperava, basta buscar uma que melhor se encaixe à sua pessoa.

  • Para o PROTESTANTE, independente da religião advinda deste movimento, Jesus é o elemento essencial para que o homem possa salvar-se e portanto é preciso "aceitá-lo". No entanto, essa "aceitação de Jesus" torna-se algo muito vago e para consegui-lo acaba tendo a necessidade de filiar-se a alguma religião (igreja para ele) que além do fundamental "aceitar Jesus" termina por submetê-lo a uma série de doutrinas. Dizem que religião não é o mais importante, que basta ser cristão (embora somente a religião Católica exclua seu fiel de obter a salvação reservada aos cristãos, nisso todos concordam). Embora algumas tenham a preocupação da vida futura como prioridade, a grande maioria destas religiões "evangélicas" apresenta ao fiel um Deus que quer apenas ser reconhecido, basta "aceitá-lo" e pronto, este Deus muito grato irá servi-lo e cumulá-lo de bens materiais e honrarias pelo resto de sua vida.

Mas afinal... e para o católico, qual a finalidade da religião?

Todo católico deve ter consciência da seguinte verdade: Para o CATÓLICO, religião É necessária para a salvação. Mas obviamente, não qualquer religião e sim a RELIGIÃO CATÓLICA, única divinamente instituída. Explico em poucas linhas: o mundo em que nos encontramos é apenas passageiro, uma vez que o homem perdeu a graça de nascer e viver eternamente no paraíso após o pecado de seus primeiros pais. Deus, infinitamente misericordioso, se fez homem, habitou entre nós, morreu por nossos pecados e ressuscitou, restituindo ao gênero humano a graça de adentrar e habitar o paraíso. Isso, no entanto, se dá após o término da vida terrena (e passageira) do homem, ou seja, após a morte. Para que ele alcance sua salvação eterna e a graça de habitar no Reino de Deus para sempre, o homem deve seguir a Jesus Cristo e seus ensinamentos. Mas como fazê-lo sem que acabe seguindo às próprias paixões e aos próprios ensinamentos por não saber distinguir entre o que é seu e o que provém de Cristo Jesus?
Deus, infinitamente sábio, previu que isso aconteceria e para auxiliar o homem na travessia desta vida tão confusa e agitada por tantos "sopros de doutrina" (Efésios, cap. 4 vers. 14) instituiu sua Religião para que ela sirva como meio de religar (religião: do latim religare, significando religação com o divino) o homem a seu Criador. Ela detém o conjunto de verdades comunicadas por Cristo, os meios necessários para a salvação do homem e a autoridade transmitida pelo próprio Cristo para ligar e desligar (São Mateus cap. 16 vers. 19). Nosso Senhor Jesus Cristo assim fez para que o homem não se sinta perdido, confuso ou abandonado mas sim para que possa sentir-se seguro, conduzido, não confiando em verdades deste ou daquele "profeta", tampouco nas próprias verdades mas sim no meio de "religação" entre o homem e Deus, na Religião de Cristo, na Igreja de Cristo, Católica, "Igreja de Deus vivo, coluna e sustentáculo da verdade" (I Timóteo, cap. 3, vers 15).

¡Qué viva Cristo Rey!

Nenhum comentário:

Postar um comentário