"Cristão é meu nome e Católico é meu sobrenome. Um me designa, enquanto o outro me especifica.
Um me distingue, o outro me designa.
É por este sobrenome que nosso povo é distinguido dos que são chamados heréticos".
São Paciano de Barcelona, Carta a Sympronian, ano 375 D.C.

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

"Onde tá escrito na Bíblia que...?"

Na última quarta-feira, estava eu bastante concentrado executando algumas atividades "extra classe" enquanto meus alunos realizavam um trabalho que lhes havia solicitado. Eis que percebo um aumento no tom de voz de alguns integrantes de certo grupo, o que me levou a averiguar sobre o porquê da  discussão.
Para minha surpresa (ou não) o assunto era religião: Um aluno protestante discutia com uma aluna católica enquanto os demais assistiam ao debate. Por vezes o rapaz protestante repetia certo questionamento utilizado com frequência por protestantes contra católicos:

Onde tá escito na Bíblia que...?

Por sorte a garota tinha boa argumentação e era bastante comunicativa, conseguindo sair-se bem da situação, mas nem sempre isso acontece... Diante dessa pergunta, na maioria das vezes os católicos não sabem respondê-la, transmitindo assim a idéia de ignorância e consequentemente dando a idéia de que o protestante tem razão. Ou pior ainda, muitos católicos por desconhecerem sua Fé acabam por concordar com o protestante, sendo essa a causa de muitas "conversões de católicos" para o protestantismo por acreditarem que não seguiam a Bíblia e que a partir de agora a seguirão. Para que isso não aconteça, o católico deve conhecer sua Fé para que possa professá-la de forma íntegra, evitando assim que caia mais neste tipo de armadilha.

Mas então como sair dessa situação? Afinal, e quando nos fizerem essa pergunta? Realmente há crenças ou costumes católicos que não estão descritos na Bíblia, então, o que fazer?

A resposta é simples: o protestante sempre pergunta "onde tá escrito na Bíblia" porque sua sua fé baseia-se na Sola Scriptura (as SOLAS do protestantismo) - invenção do século XVI que afirma ser a Bíblia a única fonte de doutrina e práticas do cristão. Portanto tudo o que deve ser crido ou praticado deve "tá escrito na Bíblia".

Já a Fé Divina e Católica fundamenta-se em 3 COLUNAS e não somente em 1 como a fé protestante. E quais são essas 3 colunas? Vejamos:

BÍBLIA: O conjunto de livros que compõe as Sagradas Escrituras, chamada Bíblia Sagrada, foi reconhecido pela Igreja como de inspiração Divina e portanto constitui UMA das TRÊS colunas que sustentam a Fé Católica.

TRADIÇÃO: A Tradição Apostólica, que é todo o conjunto de crenças ou costumes não escritos na Bíblia mas que, por ter sido transmitido desde o Apóstolos e por seus sucessores ao longo dos 2 milenios da Igreja, é reconhecido como de igual importância e por isso também constitui UMA das três colunas que sustentam a Fé Católica.

MAGISTÉRIO: Por fim temos o Magistério da Igreja que é representado pelo Sumo Pontífice, Bispo de Roma, o Papa, sucessor de Pedro assim como os sucessores dos Apóstolos (Bispos) em comunhão com ele. O Magistério é justamente aquele que guarda a Fé transmitida desde os Apóstolos,  define o que é da Tradição Apostólica e de inspiração divina e que interpreta tanto a Tradição Apostólica como as Sagradas Escrituras. Vale observar que é o Magistério que detem a autoridade para interpretar a Bíblia, inclusive tendo sido ele quem definiu quais livros são de inspiração divina e que portanto deveriam compor a Bíblia. Sendo assim, o Magistério é UMA das TRÊS colunas que sustentam a Fé Católica.

Portanto caros leitores, como católicos devemos ter em mente que nossa Fé não se baseia somente na Bíblia (Sola Scriptura) mas em 3 COLUNAS:

BÍBLIA (os livros sagrados inspirados por Deus, portanto Palavra de Deus).
TRADIÇÃO (a Tradição Apostólica transmitida desde os Apóstolos e portanto também Palavra de Deus).
MAGISTÈRIO (a autoridade dada por Deus à Igreja para interpretar as duas anteriores).

Essa é a diferença entre Nossa Fé Católica e a fé dos protestantes. Ponto! Não devemos provar tudo o que cremos através da Bíblia.

Para um católico que desconhecia essa Verdade, pode parecer algo estranho e difícil de compreender.
Para um protestante pode parecer que estamos mostrando algo ilógico ou dando razão a eles com sua Sola Scriptura.

No entanto, logo postaremos um excelente artigo do site Montfort que mostra de maneira clara e precisa tanto como são falsas e perigosas as crenças protestantes - Sola Scriptura e Livre Exame da Bíblia - quanto como é seguro manter-se na Barca de Pedro, a Igreja de Cristo - sustentada por 3 COLUNAS - colunas estas colocadas pelo próprio DEUS para sustentar aquela que é a "Igreja de Deus Vivo, Coluna e sustentáculo da Verdade" (1 Timóteo, cap 3 vers. 15).

¡Viva Cristo Rey!

Obs: A charge abaixo ilustra de maneira excelente a realidade:


Nenhum comentário:

Postar um comentário