"Cristão é meu nome e Católico é meu sobrenome. Um me designa, enquanto o outro me especifica.
Um me distingue, o outro me designa.
É por este sobrenome que nosso povo é distinguido dos que são chamados heréticos".
São Paciano de Barcelona, Carta a Sympronian, ano 375 D.C.

segunda-feira, 6 de maio de 2013

"Padre BETO" - parte 2 - Reações ao caso

Continuação...

O caso "Padre Beto" foi tomando proporções gigantescas a cada novo vídeo publicado.

Diferentes reações foram surgindo no meio católico. A Diocese de Bauru, além das costumeiras reclamações de seus diocesanos, passou a receber reclamações de outras partes do Brasil (e mesmo do mundo) graças ao alcance que os vídeos atingiram por conta da internet.

O site Católico Fratres in Unum - em minha opinião o melhor portal católico de notícias - que tem milhares de acessos diários, dedicou uma postagem sobre os vídeos escandalosos de "Pe. Beto", o que mobilizou um maior número de católicos a cobrar atitude por parte da Diocese de Bauru.
 
Foi então que no dia 23 de abril, festa do mártir São Jorge, padroeiro deste blog, santo que deu a vida pela mesma Fé que hoje é traída por "padre Beto", o Bispo de Bauru - Dom Frei Caetano Ferrari - determinou que o "padre Beto" retirasse do ar todo o conteúdo herético e se retratasse até o dia 29 de abril. Reproduzo abaixo (em amarelo) a nota do Bispo de Bauru onde expressa tal determinação:
 
Tendo em vista os recentes pronunciamentos do padre Roberto Francisco Daniel (padre Beto) em páginas pessoais da internet, que têm provocado escândalo junto aos fiéis, agora, extrapolando-se o âmbito diocesano e indo para o mundo aberto da mídia eletrônica; tendo em vista, sobretudo, o conteúdo desses pronunciamentos que ocorrem em desacordo com os ensinamentos da Igreja no campo da doutrina, da moral e dos costumes; tendo em vista que não em poucas oportunidades o Bispo Diocesano já lhe vem alertando sobre seus pronunciamentos; e tendo em vista o diálogo realizado hoje, 23 de abril, na Cúria Diocesana, sobre o assunto, determino ao padre Beto a retirar de imediato tudo o que estiver na mídia, com palavras e imagens relativas a estas suas declarações. Determino a se retratar através do mesmo meio utilizado (site, Facebook e YouTube), no prazo até 29 de abril de 2013, confessando humildemente que errou quanto a sua interpretação e exposição da doutrina, da moral e dos costumes ensinados pela Igreja.
 
Nossa Diocese, que caminha rumo ao Jubileu de Ouro de sua fundação, encontra-se em oração permanente, suplicando ao Divino Espírito Santo, seu padroeiro, que ilumine nossas mentes e nossos corações para caminharmos na busca da conversão, da santidade, da comunhão e da paz.
 
Dom Frei Caetano Ferrari, ofm, Bispo Diocesano de Bauru.
 

No espelho, o "reflexivo padre Beto" se observa
Após o comunicado da Diocese, "padre Beto" em entrevista ao portal G1, disse que suas publicações têm como objetivo apenas promover a reflexão:
 
"As pessoas devem refletir e promover uma discussão de conhecimento e busca pela felicidade. Fazer uma reflexão da estrutura da Igreja ajuda com que o fiel entenda e busque se sentir melhor na instituição”, explicou. Sobre a solicitação da Diocese, Padre Beto disse que iria pensar sobre qual decisão tomar.
 
Ainda estou analisando o que farei a respeito dessa retratação que eles me pedem. Retirar o que publico das redes sociais é como negar o meu ser e o modo em que eu me relaciono com Deus, além de negligenciar o meu papel como padre”, complementou.

Muitos dos "fiéis" de padre Beto não reagiram nada bem à postura do Bispo e da Igreja de Bauru e passaram a caluniá-lo por meio das redes sociais. Mensagens de "fiéis" criticando a Igreja e o Bispo, classificando-o como "intolerante, opressor, inquisidor" e demais slogans criados e repetidos pelos inimigos da Igreja passaram a ser usados pelos defensores de Beto.
 
Dom Caetano, diante de tais falsas e ridículas acusações, explicou em entrevista o porquê de tal procedimento e - ao contrário do que diziam os caluniadores - deixou claro como já havia tentado resolver a situação de maneira menos dolorosa. Tal procedimento (explicar-se em entrevista) não era necessário, mas mostrou como Dom Frei Caetano Ferrari havia sido, como um pai, amável e paciente, ao passo que "padre Beto" - apresentado como "vitima injustiçada" - na verdade já vinha causando muitos destes males a um bom tempo.
 
Segue abaixo o vídeo onde Dom Frei Caetano Ferrari fala sobre o caso "padre Beto":




Leia a continuação: "padre BETO" - parte 3 - EXCOMUNGADO

Nenhum comentário:

Postar um comentário