"Cristão é meu nome e Católico é meu sobrenome. Um me designa, enquanto o outro me especifica.
Um me distingue, o outro me designa.
É por este sobrenome que nosso povo é distinguido dos que são chamados heréticos".
São Paciano de Barcelona, Carta a Sympronian, ano 375 D.C.

domingo, 15 de setembro de 2013

Vídeo do funeral dos 3 mártires católicos de Maaloula - SÍRIA

Funeral dos 3 mártires cristãos mortos pela Fé

Reproduzo abaixo o link do vídeo que traz notícias sobre o funeral dos 3 mártires cristãos mortos em Maaloula - Síria. O vídeo está em italiano, no entanto ao assisti-lo conseguimos ter uma ideia da situação pela qual estão passando nossos irmãos de fé. A cerimônia foi celebrada pelo Patriarca Católico Greco-Melquita, Sua Beatitude Gregório III Laham, a quem tive o prazer de conhecer e assistir a Divina Liturgia por ele celebrada quando de sua visita ao Brasil em 2010.
 
 
Para aqueles não fazem ideia do que está acontecendo nesse país ou a que se refere esta postagem, também reproduzo o artigo publicado no site Fratres in Unum que conta um  pouco sobre o martírio destes católicos e o sofrimento dos nossos irmãos cristãos sírios.
 
Oremos pelos nossos irmãos da Síria!
 
*          *          *          *          *          *          *          *          *          *          *
 

Foto da semana.



1185290_460826940692025_489671502_n

 

 “Sou cristão e se querem matar-me porque sou cristão podem fazê-lo”

 
 
Por Rádio Vaticano - Para os cristãos sírios de Maalula, o vilarejo cristão ao norte de Damasco onde ainda se fala aramaico – e atacado nos dias passados por grupos armados islâmicos -, é considerado “terra de mártires”. Graças a uma testemunha ocular internada em um hospital de Damasco e que não quer identificar-se por motivos de segurança, foi possível reconstruir em detalhes o destino de três cristãos mortos na pequena localidade encravada nas montanhas. Os funerais foram realizados sob forte comoção, na Catedral Greco-melquita em Damasco, no dia 10 de setembro, em cerimônia presidida pelo Patriarca Melquita Gregório III Laham, na presença de Bispos e sacerdotes de outras confissões.
 
Segundo a testemunha contou à Agência Fides, os grupos armados entraram no dia 7 de setembro em várias casas de Maalula, destruindo, saqueando e aterrorizando, mas sobretudo golpeando imagens sacras. Em uma casa estavam três homens greco-católicos: Mikhael Taalab, seu sobrinho Sarkis el Zakhm e seu primo Antoun Taalab, além da testemunha do episódio. Os islamitas intimaram todos os presentes a converterem-se ao Islã. Sarkis respondeu com clareza: “Sou cristão e se querem matar-me porque sou cristão podem fazê-lo”. O jovem então foi morto a sangue frio, junto aos outros dois homens. A mulher ficou ferida, sendo conduzida em seguida para um hospital em Damasco. Na ação dos grupos armados, outros seis cristãos foram seqüestrados e levados para a região de Yabrud, na montanha de Qalamoun.
 
“Aquele de Sarkis é um verdadeiro martírio, uma morte por odium fidei”, afirmou a Irmã Carmel, que presta assistência aos cristão des Maalula. Muitos fugitivos da cidade estão em Damasco e só pedem para “poder retornar às próprias casas, em paz e segurança”.
 
As religiosas greco-ortodoxas do Convento de Santa Tecla foram ameaçadas e permaneceram vários dias sob tensão, enquanto os grupos armados ameaçavam invadir o Convento. Da estrutura foram removidos os crucifixos.
 
Nesta quarta-feira, soldados do exército regular sírio entraram em Maalula, sob o fogo de franco-atiradores escondidos nas casas e nas montanhas que circundam o vilarejo.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário