"Cristão é meu nome e Católico é meu sobrenome. Um me designa, enquanto o outro me especifica.
Um me distingue, o outro me designa.
É por este sobrenome que nosso povo é distinguido dos que são chamados heréticos".
São Paciano de Barcelona, Carta a Sympronian, ano 375 D.C.

terça-feira, 5 de novembro de 2013

7º PAPA: São Xisto I - ano 116 a 125

Papa São Xisto I (7º Papa)
Pontificado: do ano 116 ao ano 125



A Igreja comemora no dia 06 de abril a festa do Papa São Xisto I, sucessor de Santo Alexandre. São Xisto era natural de Roma e nasceu no seio da família Elvidia. Foi elevado ao trono pontifício em 155 e permaneceu governando a Igreja durante o reinado do imperador Adriano e de Antônio Pio. Seguiu as obras implementadas e também idealizadas por seus predecessores, dando perfeita continuidade aos temas que tratavam da organização e estrutura eclesiástica. 
 
Desde São Xisto I que somente mãos consagradas podem
tocar nAquilo que é sagrado
Instituiu, dentre diversas outras normas canônicas, que o bispo, antes de tomar posse em sua sede episcopal, devia exibir uma carta de apresentação ao Pontífice. Regulamentou também alguns ritos da celebração da Eucaristia, prescrevendo que o véu do cálice fosse feito de linho e que tanto o cálice como todos os paramentos sagrados, fossem tocados somente pelos sacerdotes.
A ele também se atribuem a introdução do tríplice canto do Sanctus (Santo) na missa e das cartas apócrifas que tratam da doutrina da Santíssima Trindade e do Primado da Igreja de Roma.
 
Seu governo ficou marcado pelas medidas enérgicas que tomou contra a seita dos gnósticos. A seita gnóstica define-se como seita filosófica surgida nos primeiros séculos da nossa era e diversificada em numerosos segmentos e que visava a conciliar todas as religiões e a explicar-lhes o sentido mais profundo por meio da gnose. Xisto I combateu com veemência as doutrinas maléficas do gnosticismo, ou seja, a emanação, a queda, a redenção e a mediação, que seriam exercidas por inúmeras potências celestes, entre a divindade e os homens, que feriam todos os princípios básicos da sã doutrina e os fundamentos da religião de Cristo.
 
Enviou o bispo Peregrino às Gálias para evangelizar algumas zonas que não haviam sido suficientemente tocadas pela civilização romana.

Alguns detalhes do fim de seu pontificado são nebulosos, mas em 125, é bem provável que também tenha recebido a coroa do martírio. Seu corpo foi enterrado ao lado de São Pedro, mas posteriormente, o Papa Inocêncio II (1130 – 1143) permitiu que suas relíquias fossem transladadas para Acrópolis, onde permanecem até hoje.
 
 
 
São Xisto Papa, rogai por nós! Rogai pela Igreja da qual fostes o Pastor!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário