"Cristão é meu nome e Católico é meu sobrenome. Um me designa, enquanto o outro me especifica.
Um me distingue, o outro me designa.
É por este sobrenome que nosso povo é distinguido dos que são chamados heréticos".
São Paciano de Barcelona, Carta a Sympronian, ano 375 D.C.

sábado, 3 de maio de 2014

19º PAPA: Santo Antero - ano 235 a 236

Papa Santo Antero (19º Papa)
Pontificado: do ano 235 ao ano 236


Santo Antero, sucessor de São Ponciano, foi o décimo nono Papa da Igreja.  Era natural da Grécia,  tendo seu pontificado durado pouco mais de um mês. Assumiu a Cadeira de Pedro em novembro de 235 e morreu martirizado no mês de janeiro do ano subsequente.
 
Apesar do curto período  em que permaneceu à frente da Igreja de Cristo,  seu nome ficou marcado pelo importante empenho na preservação do acervo documental católico, permitindo aos historiadores o acesso à diversas  informações escritas da Igreja primitiva.  Graças  a  isto, foram mantidas as bases de  conhecimento de muitas coleções redigidas  pelos notários.
 
Ele se encarregou especialmente em  organizar as  atas concernentes aos mártires da Igreja, determinando que fossem lavradas cópias para serem guardadas  nas igrejas.   Definiu também a compilação de documentos canônicos oficiais, os quais  foram guardados em  um lugar chamado “scriniun”. Muitas recompilações foram queimadas  por ordem do imperador Diocleciano,   mas voltaram a  ser redigidas para desaparecerem novamente nos tempos do Papa Honório III (1225).
 
Sofreu o martírio sob o governo de  Maximiano, no dia 03 de Janeiro de 236, tendo seu corpo sido sepultado junto às catacumbas de São Calixto.


Santo Antero Papa, rogai por nós! Rogai pela Igreja da qual fostes o Pastor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário