"Cristão é meu nome e Católico é meu sobrenome. Um me designa, enquanto o outro me especifica.
Um me distingue, o outro me designa.
É por este sobrenome que nosso povo é distinguido dos que são chamados heréticos".
São Paciano de Barcelona, Carta a Sympronian, ano 375 D.C.

segunda-feira, 12 de maio de 2014

20º PAPA: São Fabiano - ano 236 a 250

Papa São Fabiano (20º Papa)
Pontificado: do ano 236 ao ano 250



Sucessor de Santo Antero,   foi eleito Bispo da Igreja de Roma em 236.  As extraordinárias  circunstâncias de  sua eleição, em muito se assemelham à  de São Zeferino  (15º Papa da Igreja), e foram relatadas pelo historiador Eusébio de Cesaréia em sua "História Eclesiástica".

Depois da morte do Papa Antero,  havia vindo a Roma, com alguns outros de sua vila, e estava na cidade, como mero espectador,  quando a nova eleição teve  início.  Concentrados  no local, haviam nomes de várias pessoas ilustres e também muitos nobres de elevada consideração.   Durante a fase preparatória e as orações para a escolha do novo Pontífice,  repentinamente uma pomba desceu sobre a cabeça de Fabiano, que  não gozava de fama ou qualquer consideração social.  Os membros da assembleia logo associaram  esta manifestação extraordinária à cena descrita no Evangelho,  quando o Espírito Santo desceu sobre o Salvador da humanidade e por isto, com divina inspiração, elegeram  Fabiano e  o aclamaram com tal alegria que, por unanimidade o conduziram à Cadeira de Pedro.

O seu pontificado coincidiu, exceto no início e no final, com um período excepcional de paz, prosperidade e desenvolvimento da Igreja. Foi administrador enérgico e de grande visão e no censo que realizou na Igreja de Roma, contabilizou que havia na cidade quarenta e seis presbíteros, sete diáconos, cinquenta e dois exorcistas, leitores e porteiros, mil e quinhentas viúvas sob a proteção da Igreja, e um total de quarenta mil cristãos. Dos registros contidos no Livro Pontifical, consta que São Fabiano determinou que Roma fosse  dividida em sete distritos eclesiásticos. Designou sete subdiáconos para recolher e preservar, juntamente com outros notários a  "ata dos mártires".  Instituiu as  quatro ordens  menores e também empreendeu grandes trabalhos de manutenção das  catacumbas dos mártires, inclusive a ampliação das catacumbas de São Calisto.

Segundo Eusébio de Cesaréia em sua História Eclesiástica, Orígenes endereçou-lhe um tratado em que se defendia da acusação de heresia (n.d.t. o que comprova novamente o reconhecimento por parte da Igreja primitiva da autoridade do Bispo de Roma como chefe de toda a cristandade).

O Imperador Décio desencadeou uma ferrenha perseguição contra a Igreja (246) e ele fugiu de Roma e deu início à vida eremita, com os anacoretas. Preso no final de seu pontificado, sustentou inflexível o processo na presença do imperador Décio, de quem se diz ter pronunciado no final do julgamento: "Prefiro ter um rival no império do que um bispo em Roma".
 
São Fabiano morreu decapitado durante o governo do imperador Décio, no dia 20 de janeiro de  250. São Cipriano também  fez referências ao seu martírio.


O martírio do Papa São Fabiano

Seu corpo foi depositado na cripta dos Papas, nas catacumbas de São Calixto,  onde, em épocas recentes (1850),  foi descoberta sua lápide com seu nome gravado em grego.



São Fabiano Papa, rogai por nós! Rogai pela Igreja da qual fostes o Pastor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário