"Cristão é meu nome e Católico é meu sobrenome. Um me designa, enquanto o outro me especifica.
Um me distingue, o outro me designa.
É por este sobrenome que nosso povo é distinguido dos que são chamados heréticos".
São Paciano de Barcelona, Carta a Sympronian, ano 375 D.C.

terça-feira, 20 de maio de 2014

21º PAPA: São Cornélio - ano 251 a 253

Papa São Cornélio (21º Papa)
Pontificado: do ano 251 ao ano 253


 
O pontificado de São Cornélio teve início somente no ano de 251.  Um ano e quatro meses antes,  o Papa São Fabiano, seu predecessor, havia sido martirizado por decapitação por ordem do Imperador Décio.  A perseguição contra a Igreja de Cristo havia apresentado constantes requintes de violência e crueldade, de forma que, desde a morte de São Fabiano (ano 250), tornou-se impossível congregar os fiéis  para a eleição do novo Papa. Só após  a  revolução de Julio Valente, conseguiu reunir-se o clero, que elegeu por Papa a Cornélio, que era presbítero da Igreja romana.  Assim, desde a morte de São Fabiano até a eleição de São Cornélio, permaneceu a sede pontifical de Roma vacante por um ano e quatro meses.
 
Era Cornélio reconhecido por suas grandes  virtudes e  eminente sabedoria, principalmente pelos  grande testemunho que empreendera na luta contra a heresia. Por sua personalidade firme, ao mesmo tempo que piedosa, era já conhecido por seu elevado grau de santidade. Sua caridade e extrema doçura, fez com que merecesse o renome de "Pai dos Pobres". Tão logo tomou posse, o Papa Cornélio deparou-se  com sérios obstáculos. A chama da perseguição aos cristãos novamente ergueu-se. Aproveitando-se da aparente instabilidade,  um sacerdote de nome Novato passou a semear dissenções internas, empreendendo malignas articulações para dividir o rebanho de Cristo.  Oriundo de Cartago, onde São Cipriano já havia identificado sua personalidade malidicente,  chegou como  refugiado em Roma, onde achou terreno propício para difundir seus erros. Contestando a legitimidade da sucessão papal, maquinou um cisma e, num jogo de influências e interesses,  acabou proclamando-se Papa. Por este motivo,  ainda no mesmo ano da posse,  São Cornélio convocou um Concílio em  Roma, quando Novato foi excomungado e declarado anti-papa, sendo proscritos seus erros e  condenados todos os seus sequazes.
 
A paz na Igreja, porém, duraria pouco tempo.  O governo do Imperador Décio estava no final e  seu sucessor Galo, reacendeu a chama da perseguição com tanta intensidade,  que acabou o Papa sendo banido de Roma. São Cipriano, como bispo de Cartago (norte da África), empreendeu grande apoio ao Supremo Pontífice por ocasião do levante novaciano. Ao saber do exílio do Papa, de quem era pessoal amigo, escreveu-lhe carta contendo mensagem de perseverança e fé, já prevendo os sofrimentos com que ele iria glorificar a Cristo.
 

São Cornélio, que já  havia sido submetido a intensos tormentos, fadigas e penúrias  no exílio,  acabou sendo  decapitado após sentença dos juízes imperiais, no dia 14 de setembro de 253.
Cinco anos após a morte de São Cornélio (258), São Cipriano, que há alguns anos permanecera exilado em Curubis,  foi conduzido à presença do pré-cônsul Máximo, o qual lhe obrigou a  desistir da fé.  Declarando firme testemunho cristão e negando-se a adorar outros deuses,  São Cipriano foi  imediatamente decapitado por ordem de Máximo.
 
Por serem contemporâneos, amigos, e pela estreita relação na luta das causas da Igreja,  juntos aparecem Cornélio e Cipriano no Cânon tradicional da Missa,  cuja celebração festiva ocorre no mesmo dia.
 
As relíquias de São Cornélio encontram  repouso  junto às criptas de Lucina ( Bem-Aventurada Lucina, que foi quem recolheu os restos do Papa Cornélio e depôs numa cripta escavada em uma propriedade sua no Cemitério de Calisto, onde encontra-se até hoje). A inscrição de sua tumba é o primeiro epitáfio papal escrito em latim, que chegou intacto até aos nossos tempos.
 
 

São Cornélio Papa, rogai por nós! Rogai pela Igreja da qual fostes o Pastor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário