"Cristão é meu nome e Católico é meu sobrenome. Um me designa, enquanto o outro me especifica.
Um me distingue, o outro me designa.
É por este sobrenome que nosso povo é distinguido dos que são chamados heréticos".
São Paciano de Barcelona, Carta a Sympronian, ano 375 D.C.

terça-feira, 27 de maio de 2014

IBP - Instituto do Bom Pastor - em São Paulo!

Caríssimos leitores, louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!
 
É com profunda alegria que informamos a chegada do IBP - Instituto do Bom Pastor  - em nossa cidade de São Paulo. Mas o que seria o IBP? Vejamos:
 
"O Instituto do Bom Pastor é uma Sociedade de Vida Apostólica de Direito Pontifício erigida conforme as normas do direito canônico (can. 731, §1). Seus membros querem exercer o sacerdócio na Tradição doutrinal e litúrgica da Santa Igreja Católica Romana, fiéis ao Magistério infalível da Igreja com o uso exclusivo da liturgia gregoriana na digna celebração dos Santos Mistérios."
 
Poderíamos dizer, é certo que de forma resumida e mesmo simplória, que o Instituto do Bom Pastor é uma espécie de congregação de sacerdotes formados na disciplina doutrinal e litúrgica tradicional, cuja característica principal - embora não a única -  é a celebração da Santa Missa segundo o Rito Romano tradicional.
 
A notícia que tanto nos alegra é a de que o IBP acaba de ser recebido pelo Cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, para aqui em nossa cidade estabelecer sua nova casa, o que consequentemente atrairá abundantes graças à nossa cidade e aos católicos que nela habitam.
 
 
Bordeaux (França). Dom Fernando Guimarães, Bispo de Garanhuns - PE - Brasil, e o Padre Philippe Laguérie (à esquerda), superior geral do IBP, após cerimônia de ordenação do Padre Daniel Pinheiro, primeiro sacerdote brasileiro do IBP
 
 
 
Segue abaixo a informação, veiculada pelo próprio Instituto, sobre o início dos trabalhos do IBP em solo paulistano:
 

Comunicado do Distrito da América Latina do Instituto do Bom Pastor

Dom Odilo Pedro Scherer
Cardeal
Arcebispo Metropolitano de São Paulo 
No dia 10 de abril passado, S. Em. o cardeal Dom Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo, deu a permissão ao Padre Philippe Laguérie, Superior Geral do Instituto do Bom Pastor, para erigir canonicamente uma casa do IBP em São Paulo. Por meio do decreto do dia 11 de maio de 2014, festa dos santos apóstolos Felipe e Tiago, essa casa foi erigida conforme o direito canônico.
 
Foram nomeados para essa nova fundação dois jovens padres brasileiros formados no seminário de Courtalain (na diocese de Chatres, França), os padres Luiz Fernando Karps Pasquotto e Renato Arnellas Coelho, que irão prosseguir seus estudos superiores em São Paulo. Doravante, eles estão encarregados de celebrar a missa segundo o Usus Antiquor na paróquia São Paulo Apóstolo.
 
Nós damos graças a Deus por esta notícia e aproveitamos para agradecer o cardeal Scherer por sua amigável acolhida, como também todos aqueles que nos apoiaram. Nós poderemos participar, assim, segundo nosso carisma próprio, ao trabalho apostólico na diocese, para o bem das almas e por toda a Santa Igreja.
 
Esta nova implantação é, sobretudo, uma boa notícia para todo o nosso Instituto. Nós colocamos esta casa, seus padres e seus ministérios, sob a proteção toda especial de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, a fim que ela seja para todos, Rainha do Céu e Rainha dos Homens, um apoio poderoso e uma ajuda inabalável.
 
Padre Matthieu Raffray, Superior do Distrito da América Latina do Instituto do Bom Pastor, dia 24 de maio de 2014.
 
 
Paróquia de São Paulo Apóstolo
 
Igreja de São Paulo Apóstolo, São Paulo, SP, Brasil
 
Rua Tobias Barreto, 1320 - Belém - São Paulo - SP
 
 
 
Horários das Santas Missas segundo o Rito Romano Tradicional
 
 
2ª feira: 19h00
 
4ª feira: 19h00
 
6ª feira: 19h00
 
Domingo: 17h00
 
Fonte da notícia e informações: IBP SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário