"Cristão é meu nome e Católico é meu sobrenome. Um me designa, enquanto o outro me especifica.
Um me distingue, o outro me designa.
É por este sobrenome que nosso povo é distinguido dos que são chamados heréticos".
São Paciano de Barcelona, Carta a Sympronian, ano 375 D.C.

quarta-feira, 23 de julho de 2014

26º PAPA: São Felix I - ano 269 a 274

Papa São Felix I (26º Papa)
Pontificado: do ano 269 ao ano 274


São Félix I (Roma 202 – † 30 de dezembro de 274) foi o 26º Papa da Igreja Católica. Seu pontificado iniciou em 5 de janeiro de 269 e durou até o dia 30 de dezembro de 274.
 
Filho de um homem chamado Constâncio, seu pontificado coincidiu com o governo do imperador Aureliano, que nos primeiros anos de seu reinado abandonou a política de perseguições, até então mantida contra os cristãos por seus antecessores.
 
Nos primeiros anos de seu pontificado, chegaram a Roma notícias do sínodo que havia sido celebrado em Antioquia, no qual fora deposto o Bispo antioqueno Paulo de Samosata, por ensinar doutrinas contrárias aos ensinamentos da Igreja sobre a Santíssima Trindade. A questão havia tomado um caráter político pelo apoio que havia recebido Paulo de Samosata por parte do imperador Aureliano. O Papa Félix emitiu um decreto indicando que ninguém podia ser verdadeiramente bispo se não estivesse em comunhão com a Sé de Roma, com o que ratificou a deposição aprovada no concílio de Antioquia do bispo dessa cidade, afirmando a divindade e humanidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, assim como as duas naturezas distintas em uma só pessoa.
 
O Papa São Felix I ordenou que se enterrassem os mártires sob os altares dos templos e que se celebrasse a Santa Missa sobre seus sepulcros, celebração em que os sacerdotes só poderiam realizar no próprio templo, salvo por alguma causa maior, para impedir a celebração de Missas privadas. Próximo ao fim de seu pontificado, Aureliano retomou a política de perseguições; no entanto, tais perseguições tiveram breve duração visto que foram suspensas após a morte do imperador no ano 275.
 
O Papa São Félix I foi martirizado no dia 30 de dezembro de 274. Foi sepultado nas Catacumbas de São Calisto.


O costume, já adotado anteriormente, de se enterrar um santo mártir sob o altar, foi ordenado pelo Papa São Felix I.
Tal prática vigora até nossos dias, onde ao se consagrar um altar nele deve-se depositar as relíquias de um mártir, conforme vemos na foto.  
 
São Felix I, Papa, rogai por nós! Rogai pela Igreja da qual fostes o Pastor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário