"Cristão é meu nome e Católico é meu sobrenome. Um me designa, enquanto o outro me especifica.
Um me distingue, o outro me designa.
É por este sobrenome que nosso povo é distinguido dos que são chamados heréticos".
São Paciano de Barcelona, Carta a Sympronian, ano 375 D.C.

sábado, 2 de agosto de 2014

27º PAPA: Santo Eutiquiano - ano 275 a 283





Papa Santo Eutiquiano (27º Papa)
Pontificado: do ano 275 ao ano 283

 

 
O Papa Santo Eutiquiano nasceu em Luni, Ligúria (Itália). Foi eleito como sucessor de Pedro em 04 de janeiro de 275. Pouco se sabe de preciso sobre o pontificado desse Papa. Governou a Igreja durante oito anos, período em que ordenou que os mártires fossem venerados com grande honra e que seus corpos fossem cobertos pela dalmática, uma túnica roxa similar às utilizadas pelo imperadores romanos (hoje, vestimenta dos diáconos nas cerimônias solenes). Também instituiu a benção da colheita nos campos.


Para evitar que o Santíssimo Sacramento fosse profanado, proibiu aos leigos até mesmo portar as Sagradas Espécies aos doentes:

Nullus praesumat tradere communionem laico vel femminae ad deferendum infirmo, ou seja, "Ninguém ouse entregar a Comunhão a um leigo ou mulher para que A leve a um enfermo".

Papa de número 27, morreu martirizado em 7 de dezembro de 283, em Roma. Foi sepultado na cripta dos Papas, nas Catacumbas de São Calisto.

 

 
 

Santo Eutiquiano, Papa, rogai por nós! Rogai pela Igreja da qual fostes o Pastor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário