"Cristão é meu nome e Católico é meu sobrenome. Um me designa, enquanto o outro me especifica.
Um me distingue, o outro me designa.
É por este sobrenome que nosso povo é distinguido dos que são chamados heréticos".
São Paciano de Barcelona, Carta a Sympronian, ano 375 D.C.

domingo, 17 de agosto de 2014

28º PAPA: São Caio - ano 283 a 296

Papa São Caio (28º Papa)
Pontificado: do ano 283 ao ano 296



O Papa Caio nasceu em Salona, na Dalmácia, sucedendo ao Papa Eutiquiano, cujo pontificado coincidiu com o período de paz que antecedeu à perseguição no governo do Imperador Diocleciano (ano 284 a 305). Não temos muita informação sobre sua vida e pontificado, sobre o qual faltam dados que elucidem a origem e a indicação desse Papa da Igreja de Cristo. Sabe-se que descendia da família imperial de Diocleciano, seu tio, e estabeleceu que ninguém poderia ser sagrado bispo sem antes passar pelos graus de leitor, acólito, exorcista, subdiácono, diácono e sacerdote. O papa de número 28 proporcionou paz aos cristãos e construiu amplas igrejas, por toda Roma.
 
O imperador Diocleciano foi um perseguidor implacável do cristianismo. Durante o seu governo, muitos foram martirizados por não abjurarem a Fé Católica. Ao que tudo indica, o Papa São Caio esteve sempre presente nos esconderijos das catacumbas, para assim, atender às necessidades dos cristãos. Como Papa, chegou a aconselhar alguns cristãos refugiados na casa de campo do então convertido prefeito Cromâncio, de Roma, para que fugissem da cidade antes de serem presos, pois sabia que muitos destes cristãos poderiam fraquejar diante das torturas e do martírio. Conta-se que este mesmo conselho foi dado a São Sebastião, mas este preferiu ficar em Roma, para animar e defender os irmãos da Igreja. Inclusive este santo, por permanecer na arena de luta defendendo a Igreja de Cristo, foi severamente martirizado.
 
O papa Caio morreu em Roma, mas não há citações conclusivas de que tenha morrido como mártir, embora haja informações precisas sobre a extensão de seu pontificado, completando um período de doze anos, quatro meses e sete dias, desde 17 de dezembro de 283 a 22 de abril de 296, de acordo com o Catálogo Liberiano. Foi canonizado e seu dia é comemorado em 22 de abril, juntamente com outro papa mártir, São Sotero (ano 166 a 175). Foi sepultado no cemitério da Capela dos papas. Vale observar que as criptas dos papas Caiu, Eusébio e Cornélio, nas Catacumbas de São Calisto, encontram-se escritas sob páginas gloriosas da Igreja de Roma.
 
 
 

São Caio, Papa, rogai por nós! Rogai pela Igreja da qual fostes o Pastor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário