"Cristão é meu nome e Católico é meu sobrenome. Um me designa, enquanto o outro me especifica.
Um me distingue, o outro me designa.
É por este sobrenome que nosso povo é distinguido dos que são chamados heréticos".
São Paciano de Barcelona, Carta a Sympronian, ano 375 D.C.

domingo, 23 de novembro de 2014

35º PAPA: São Júlio - ano 337 a 352

Papa São Júlio (35º Papa)
Pontificado: do ano 337 ao ano 352




O Papa São Júlio I (em latim, Julius) nasceu em Roma entre os anos 295 e 300. Sabe-se que o seu pontificado foi marcado pelas lutas contra os arianos (seguidores do Bispo Ário, que negavam a divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo. Ário pregava que Jesus Cristo não era Deus - Deus era apenas o Pai e Cristo sua criatura) e semi-arianos.

São Júlio I foi eleito papa em 6 de Fevereiro de 337 e promoveu alguns dogmas. Depois da morte de Constantino o Grande (337), seu filho Constantino II - governador da Gália -  permitiu ao exilado (Santo) Atanásio regressar à Alexandria. Pressionado pelos Bispos do Egito, no Outono de 341, São Júlio convocou um concílio em Roma a que assistiram 50 bispos com o propósito de pronunciar-se de novo contra o arianismo e condenar a quem depunha bispos conforme era conveniente. Santo Atanásio foi reabilitado.

Com o falecimento de Constantino o Grande, o império romano dividiu-se entre os seus três filhos. Um deles, Constantino II, desapareceu da história e sobraram como imperadores os outros dois: Constâncio II, no Oriente e Constante I no Ocidente. Enquanto Constante era católico, Constâncio era ariano. Em 350 Constante foi assassinado e o Império reunifica-se sob Constâncio, que desenvolveu uma fortíssima perseguição à Igreja.

São Júlio estabeleceu a comemoração do
nascimento do Senhor a 25 de dezembro
O Papa São Júlio é considerado o fundador do arquivo da Santa Sé, tendo ordenado a conservação dos documentos no que hoje constitui-se o mais famoso e importante acervo de peças e documentos históricos que existe. Durante o seu pontificado, deu-se impulso à organização eclesiástica e construíram-se algumas catacumbas, como a de São Valentino e São Félix, e as Igrejas dos Santos Apóstolos.

No ano 350 d.C. passou a ser comemorado em 25 de dezembro o Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo por decreto do Papa Júlio I. Assim Papa Júlio I decretou 25 de Dezembro como dia da comemoração do nascimento de Jesus.

 Júlio I morreu em 12 de Abril de 352. Foi enterrado nas catacumbas de de Calepodius, na Via Aurélia, e logo depois de sua morte passou a ser venerado como santo. Seu corpo foi trasladado a Santa Maria, no Trastevere, uma das igrejas que ele havia construído.
 
 


São Júlio, Papa, rogai por nós! Rogai pela Igreja da qual fostes o Pastor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário