"Cristão é meu nome e Católico é meu sobrenome. Um me designa, enquanto o outro me especifica.
Um me distingue, o outro me designa.
É por este sobrenome que nosso povo é distinguido dos que são chamados heréticos".
São Paciano de Barcelona, Carta a Sympronian, ano 375 D.C.

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

37º PAPA: São Dâmaso - ano 366 a 384

Papa São Dâmaso (37º Papa)
Pontificado:  01 de outubro do ano 366 a 11 de dezembro de 384
 
 
 
São  Dâmaso, um dos maiores  Papas  da Igreja de Deus, era espanhol.  Órfão de  mãe, levou-o o pai a Roma, para lá receber uma sólida educação religiosa  e científica. Os progressos que fez foram tão notáveis, que Dâmaso foi tido  como um dos homens  mais santos e sábios do seu tempo.
 
Na qualidade de  diácono da Igreja de Roma, acompanhou o Papa Libério ao exílio. Pela morte deste Papa, foi elevado ao trono pontifício, em atenção à sabedoria e santidade que o distinguiam, como também pelo zelo e coragem com que  defendera  a  Igreja contra a  heresia. O governo  de São Dâmaso durou dezessete anos e  dois meses, e coincidiu com épocas  bem angustiosas.
 
Todos os  escritores eclesiásticos  daquele tempo  lhe tecem  os maiores elogios.  São Jerônimo chama-o  o grande  amador da castidade,  o doutor virginal da Igreja  virginal.  Teodoro vê nele  um homem  adornado de  todas as virtudes e  digno de todo o louvor. Santo Ambrósio  reconhece em Dâmaso um instrumento escolhido pela  Divina providência para o bem da Igreja de Cristo.   Os  bispos, reunidos em Constantinopla, elogiam-no pela  firmeza heróica na defesa  da santa  fé, dando-lhe o título  honroso de  diamante invencível da fé.  Em diversas  ocasiões patenteou esta firmeza evangélica. Logo depois de  sua eleição  se formou uma corrente fortíssima contra a pessoa  de  Dâmaso, com o fim  indubitável  de  derrubá-lo do  trono pontifício. A alma  deste  movimento  foi o diácono  Ursino,   que ambicionava  para  si a  dignidade papal.  Dâmaso, receoso de ser causador de um cisma, declarou-se  pronto a  resignar  à tiara pontifícia  e  retirar-se à vida privada. Os elementos bons, porém,  opuseram-se a isto, e todos  os  esforços  empregaram até que o governador romano se resolveu  a  mandar para o exílio o promotor  das desordens. 
 
Algum tempo depois, começou a luta contra a heresia, que tinha levantado a cabeça  em diversos  lugares, até na capital da  cristandade. Em diversos  concílios  parciais e finalmente no concílio ecumênico de Constantinopla, foram condenadas as heresias de  Macedônio e  Apolinaris, e desterrados os respectivos  autores.  
 
O Pastor  vigilante trabalhou  incessantemente  no melhoramento  da organização da Igreja. Muitas  igrejas  foram construídas e  as relíquias de muitos  mártires, por iniciativa  do Papa, foram entregues à veneração dos fiéis. 
 
São Jerônimo entrega a Bíblia por ele
traduzida (Vulgata Latina) ao Papa São Dâmaso
À sua ordem foram abertas  as  catacumbas, nas quais  mandou desentulhar galerias,  fazer  escadas, por clarabóias. Muitos  túmulos de mártires receberam belíssimos  epitáfios de  sua autoria executados em esmerada  caligrafia.  Homens  importantes daquele  tempo, como Atanásio,  Ambrósio e Jerônimo  faziam  parte do  conselho particular  do Pontífice. A São Jerônimo, a Igreja deve a tradução dos livros bíblicos  para a língua latina.  A confiança de que Dâmaso gozava do povo cristão era tão grande, que os imperadores Teodósio, Graciano e Valentiniano ordenaram  expressamente aos  súditos, que não aceitassem  outro credo a  não ser aquele que  São pedro  pregara em Roma, e que era  ensinado por seu  sucessor  Dâmaso;  que  haviam de considerar  errôneas e heréticas as doutrinas, por Dâmaso, como  tais censuradas. O imperador Graciano  promulgou uma lei  que  determinava a  competência jurídica do Papa em julgar as questões que houvesse entre Bispos. 
 
Grande interesse  manifestou Dâmaso pela digna celebração dos mistérios. É-lhe  atribuída  a  recitação dos  salmos em  dois  coros  e  do Gloria Patri no fim de cada salmo. Introduziu também o cântico do  Aleluia  nas missas  dominicais.Por sua iniciativa, foi reformada  a  Igreja de São Lourenço e  enriquecida com belíssimas pinturas. 
 
Dâmaso morreu na idade de  oitenta anos. 
 
Consta  que ainda em vida, com uma pequena  oração, restituiu a vista a um cego. No túmulo se  lhe deram grandes milagres. Muitos  possessos  de  demônios, por intercessão de  São Dâmaso, ficaram livres do mau espírito, e inúmeros  doentes recuperaram a saúde. .
 
 

São Dâmaso, Papa, rogai por nós! Rogai pela Igreja da qual fostes o Pastor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário