"Cristão é meu nome e Católico é meu sobrenome. Um me designa, enquanto o outro me especifica.
Um me distingue, o outro me designa.
É por este sobrenome que nosso povo é distinguido dos que são chamados heréticos".
São Paciano de Barcelona, Carta a Sympronian, ano 375 D.C.

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

41º PAPA: São Zózimo - ano 417 a 418

Papa São Zózimo (41º Papa)
Pontificado:  18 de março do ano 417 a 26 de dezembro de 418
 
 
 
Papa da Igreja de Cristo entre os anos 417 e 418, nascido em Masuraca, Grécia, eleito em 18 de março (417) como sucessor de Inocêncio I (401 a 417), exerceu um pontificado breve e atormentado pela difusão da heresia pelagiana. Em seu pontificado prescreveu que os filhos ilegítimos não podiam ser ordenados sacerdotes. De temperamento forte, reivindicou o poder da Igreja contra as interferências alheias.

Enviou vigários para a Galiléia e combateu o pelagianismo, heresia que ensinava que o homem podia salvar-se sem a graça de Deus. A reação da Igreja da África, dirigida por Santo Agostinho, levou a uma nova condenação da doutrina pelagiana. O 41º Papa da Igreja de Cristo entregou sua alma a Deus no dia 26 de dezembro de 418 em Roma.
 
 
São Zózimo Papa, rogai por nós! Rogai pela Igreja da qual fostes o Pastor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário