"Cristão é meu nome e Católico é meu sobrenome. Um me designa, enquanto o outro me especifica.
Um me distingue, o outro me designa.
É por este sobrenome que nosso povo é distinguido dos que são chamados heréticos".
São Paciano de Barcelona, Carta a Sympronian, ano 375 D.C.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Resposta a comentário de leitor de Juazeiro do Norte - CE em artigo sobre retorno de ex "evangélico" à Igreja de Cristo

Caros leitores, louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!



Venho através desta breve postagem, responder a um leitor da cidade de Juazeiro do Norte, estado do Ceará, que nos deixou um comentário no artigo " Testemunho de ex "evangélico", agora católico...".


Aliás, antes de responder ao comentário do prezado leitor, gostaria de esclarecer algo sobre o artigo mencionado, artigo esse que é o mais acessado em nosso blog e o que recebe a maior quantidade de comentários. Pelos comentários recebidos, percebo tratar-se em sua maioria (e o mesmo certamente se dá com os acessos ao artigo) de protestantes indignados pelo fato de um "evangélico" ter se convertido ao catolicismo. Embora o artigo seja autoexplicativo, tais protestantes indignados trazem questionamentos os mais torpes sobre pontos exaustivamente refutados e, sem se dar conta, acabam confirmando algo demonstrado - inclusive - no próprio artigo ao qual comentaram. E o que demonstram?


1º - Que enquanto os "católicos" que se convertem às milhares de seitas protestantes jamais foram católicos (no sentido de conhecer a Fé católica), os protestantes convertidos ao Catolicismo assim o fizeram por serem convencidos através do uso da razão. Isso normalmente se dá após buscarem a verdade de boa fé (além de serem - obviamente - auxiliados pela Graça Divina).



2º - Que alguns protestantes permanecem no protestantismo por ignorância (dificuldade ou mesmo incapacidade de compreensão) enquanto outros assim o fazem simplesmente por se manterem nos mesmos pecados que deram origem ao protestantismo: o orgulho e a soberba.



Digo isso pelo seguinte fato: por volta de 70% dos comentários recebidos contrários ao artigo trazem questionamentos já respondidos assim como afirmações já refutadas no próprio artigo. Isso comprova que seus autores provavelmente não leram, e se leram, não entenderam (ou não quiseram entender) aquilo que o autor do artigo diz de forma bastante clara.



Portanto, aos leitores que pretendem continuar comentando aqui no blog, lhes deixo algumas considerações: este é um blog CATÓLICO, de alguém que já "navegou por outros mares" antes de haver encontrado a verdade, isto é, Jesus Cristo e sua única e verdadeira religião. Portanto, caso eu perceba no comentário recebido uma sincera discordância, fruto de ignorância ou mesmo de argumentos contrários mas que transpareça boa fé e busca pela verdade, me esforçarei para responder dentro de meu limitadíssimo tempo. Agora, para comentários soberbos - eivados de argumentos toscos e orgulho cego - cujo único objetivo é "demonstrar estar certo" e não buscar a verdade, estes eu simplesmente descartarei. Simples assim.



Tendo isso bem claro, creio poder prosseguir com o que realmente me motivou a escrever tal artigo: o comentário do leitor. Segue abaixo sua transcrição, tendo omitindo apenas o nome do leitor:



"nome do leitor - 21 de Janeiro de 2016 13:56 Parabéns a tudo que escreveu, não tem exageros, pois, sou evangélico a 3 anos, hoje estou com 41 anos, aceitei a Jesus para os evangélicos por conta de minha esposa que ha 10 anos professa essa fé. Temos 2 filhos e lutei muito pelo nosso casamento acabei sedendo e virei o evangélico, me sinto como um troféu na mão de nosso pastor, pois, morei com um tio que é padre ate os dias de hoje em juazeiro - CE, fui seminarista em Olinda onde morei com esse tio. Quero dizer a vocês que jamais perdi minha acescência de católico apostólico romano que sempre sou, tenho lido vários testemunhos de ex-evangélicos, tenho me aproximado de Maria mãe de Jesus e nossa mãe, que nunca esqueci e jamais desprezeis. Cada dia me convenço mais na nossa igreja, tenho rezado a Deus e a nossa Senhora do desterro que desterre esse fanatismo de minha esposa por esses pastores e essas igrejas evangélicas. Em nosso relacionamento sempre quem cedeu fui eu, abri mão de ser"



Caro irmão em Cristo Jesus, vosso comentário despertou em mim um misto de tristeza e alegria. Tristeza por vê-lo confessar vossa apostasia, ainda que seja por um motivo aparentemente justo ("agradar a esposa" e "preservar o casamento"). Alegria por vê-lo buscando manter um vínculo - ainda que apenas interior - com a real fonte das graças divinas: a Fé Católica. Meu caro, não sou sacerdote e por isso não posso me aventurar como "diretor espiritual" de ninguém, mas creio que como um irmão de Fé que vê seu irmão sofrer e que tem por obrigação de caridade cristã poder lhe aconselhar.

Embora seu relato demonstre que você é uma pessoa séria, temente a Deus e que preza o casamento e a família, saiba que antes de mais nada, sua preocupação deve ser primeiramente para com a sua própria salvação. Somente colocando-a em primeiro plano, poderá pensar na do próximo (sua esposa e filhos). Em relação à esposa, é bom e justo fazer concessões e ceder para agrada-la e manter a união no casamento. Isto, porém, não se aplica quando para preservar o bem-estar e a união se deva pecar, isto é, desobedecer e ofender a Deus. Ora, por melhores que sejam as intenções, nunca serão justificáveis se para alcança-las o cristão deva pecar. E abandonar a Fé verdadeira, nos separando voluntariamente da religião deixada por Jesus Cristo como seu Corpo no qual devemos ser membros para nos unirmos às seitas, isso é um pecado grave.

Sendo assim meu amigo, mesmo que seja com a melhor das intenções, você deve buscar antes agradar a Deus que à sua esposa:
   
"Importa obedecer antes a Deus do que aos homens." (Atos cap.5 vers. 29)

"É, porventura, o favor dos homens que eu procuro, ou o de Deus? Por acaso tenho interesse em agradar aos homens? Se quisesse ainda agradar aos homens, não seria servo de Cristo." (Gálatas cap. 1 vers. 10)

Também eu passo por situação semelhante: minha esposa vem de família protestante (Assembleia de Deus) e, a princípio, tinha aversão à Religião Católica. Depois que me converti, venho travando uma dura batalha para trazê-la para a verdadeira Fé. É difícil, estamos dando um passo de cada vez, mas enquanto isso devemos (tanto eu quanto você) fazer aquilo que São Paulo Apóstolo, em sua primeira epístola aos Coríntios, nos ensina:

"...assim como a mulher que não tem a fé é santificada pelo marido que recebeu a fé" (1 Coríntios, cap. 7 vers. 14)

Portanto, meu amigo, retorne à Verdadeira Fé, e nela se mantenha firme, para que assim também possa santificar sua esposa.

Finalizo lhe deixando um link para que possa aprofundar vossos conhecimentos sobre a Fé Católica. Trata-se da sessão de cartas do site Montfort, cujo responsável era o saudoso professor Orlando Fedeli. Por meio de seu apostolado ele trouxe muitas pessoas para a verdadeira Fé, dentre as quais muitos protestantes (eu mesmo o tenho como um dos responsáveis por meu retorno à Igreja). Acessando o link abaixo, você pode escolher o assunto que quiser conhecer (há uma lista com diversos temas, localizada na lateral esquerda da página):


Me despeço lhe desejando um "bom mergulho" no mar de águas cristalinas que é a Fé Católica. Que você possa sair desse mergulho revigorado, e que Nosso Senhor Jesus Cristo possa recebe-lo de volta o quanto antes em sua verdadeira casa. Que Ele também lhe dê a graça de suportar as dificuldades que certamente virão e que a vossa fidelidade ao Senhor possa trazer também sua esposa para que se santifiquem mutuamente como ramos presos à Única Videira, o Corpo de Cristo, isto é, a Igreja Católica.

Que viva Cristo Rey!

José Santiago Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário